Vai tirar férias, mas ainda não sabe como planejar a viagem? Não? Mas fique tranquilo, não é preciso se preocupar mais, estamos aqui para te ajudar a saber como planejar sua viagem.
Alguns pontos como o hotel, dinheiro e tudo mais, estaremos te dando 6 dicas de como planejar sua próxima viagem.
-
Destino
Antes de pensar em qualquer coisa você precisa decidir qual o destino de sua viagem. Para isso você precisa saber qual o orçamento que você e sua família têm para gastar nessa viagem.
O destino está muito atrelado aos gastos, se sua ideia é viajar sem gastar muito, você pode limitar as opções para seu estado, isso pode te ajudar a economizar, e com certeza existem destinos incríveis por todo Brasil.
Ao escolher a cidade, estado ou até país que pretende visitar, você pode definir quais os pontos turísticos que gostaria de conhecer e traçar um roteiro para sua viagem.
Quando decidir qual será seu destino, então você pode passar a pensar em outros passos.
-
Data da viagem
Esse é um passo importante, antes de definir uma data é preciso fechar com sua empresa em qual data você terá direito à tirar suas férias, caso esteja viajando com crianças e companheiros é importante que tudo case direitinho para que sua viagem dê certo.
Antes de fechar qualquer hospedagem ou passagem é preciso saber exatamente a data em que poderá realizar sua viagem.
Para saber o que pretende conhecer é importante saber qual a melhor data, no Brasil temos praticamente o mesmo clima todo o ano, mas caso vá para outro país é preciso saber se pretende fazer uma viagem de verão ou inverno, pois isso pode atrapalhar todo seu roteiro.
É importante salientar que em alta temporada as coisas costumam ficar mais caras, principalmente as passagens, fique de olho em tudo isso.
-
Planejamento financeiro
Antes de realizar a viagem sabemos que pode ter um custo alto, ainda mais se ela ocorrer em família, viajar pode ser um pouco caro. Por isso, é imprescindível que você se planeje bem na questão financeira.
Tente separar um dinheiro antes e vá juntando, isso ajudará a evitar dívidas para depois da viagem, e não tem nada pior que voltar do seu descanso e ainda ter que pagar várias coisas.
-
Hospedagem
Agora que você já está certo de onde vai passar suas férias é preciso reservar um local para a estadia em seus dias no local.
Ao pensar em um local é preciso saber exatamente do que precisará enquanto estiver ali, desde deslocamento para os passeios que irá fazer, até serviços, como café da manhã e outras refeições, serviço de quarto, WiFi, TV a cabo etc.
Pensar no hotel não é apenas pesquisar o preço, mas saber se será um lugar que se sentirá confortável e servido da maneira que precisar. Você pode pesquisar, por exemplo, “hospedagem em Rio Claro” e conhecer um pouco sobre os hotéis e avaliações que turistas já fizeram.
-
Documentação
Fique atento se o lugar para onde você vai exige algum tipo de documentação especial, isso é comum em viagens internacionais, onde é preciso se certificar de que tudo está certo com passaporte, visto e outros documentos.
Mas saiba que às vezes é preciso ter vacinação em dia para viajar, entre outros fatores, por isso é preciso saber se está tudo certo.
Se está viajando com bebês, é preciso ter a certidão de nascimento em mãos, ou um documento de identificação.
-
Seguro viagem
Essa dica é muito importante, apesar de nem todos os países exigirem o seguro viagem ele é muito necessário. Para sua própria segurança, em caso de imprevistos, como extravio de bagagem, cancelamento e atrasos de voos, acidentes pessoais etc, o seguro de viagem irá te auxiliar em tudo isso.
Além de cobrir qualquer despesa médica durante a viagem, por mais que torçamos para que nada de ruim nos aconteça é sempre bom estar preparado.
Países que fazem parte do Tratado de Schengen exigem um seguro com cobertura mínima de 30 mil euros. Na América, países como o Equador e Cuba exigem que você tenha seguro viagem. No entanto, é recomendado um seguro mesmo para viajar para os países que não exigem.
Essas são apenas algumas dicas para começar a planejar sua viagem, esse processo não precisa ser uma dor de cabeça, então para que você desfrute dela o máximo possível, é preciso planejar tudo.
Mas sabemos que imprevistos acontecem, mas se você estiver planejando tudo correrá mais fácil. Então tente se organizar, seja sozinho ou com sua família ou amigos e comece a planejar sua viagem.
Já que sabe por onde começar é só seguir esses passos e arrumar as malas e não esquecer o chapéu, temos certeza de que você terá menos coisas para se preocupar antes, durante e depois de sua viagem.
Gostou dessas dicas? Comenta aqui quais são seus destinos preferidos para aquela viagem…